sábado, 12 de dezembro de 2009

Novo endereço do Blog do Polo SG


Visando a facilidade no acesso ao nosso blog, migramos para o seguinte endereço:


Em breve estaremos descontinuando este blog e utilizando o cederjsg em substituiçao a este.

Aguardamos suas visitas!
Não deixem de participar!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Itaboraí recebe CVT em clima de festa

Itaboraí recebe CVT em clima de festa PDF Imprimir E-mail
Com a participação do governador Sérgio Cabral foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 3/12, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Itaboraí, unidade da rede da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) que oferece cursos de formação inicial e continuada e atendendo à vocação da região onde são implantados. Saudado pelos professores, parlamentares, membros das comunidades e convidados, o governador enfatizou a importância de implantar cursos que gerem melhores condições de trabalho tanto para as regiões quanto para os trabalhadores.
- A melhor forma de combater a violência é oferecendo educação, assim estamos inaugurando hoje este espaço (Itaboraí) e vamos inaugurar também em São Gonçalo, unidades que formam mão de obra capacitada para atuar no crescimento local, destacou o governador.
Para o secretario de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o desenvolvimento do ensino técnico no interior do estado beneficia a todos. De acordo com ele a unidade forma pedreiros, bombeiros e outros profissionais que, capacitados vão atender às necessidades das empresas locais que precisam destes recursos humanos.
- Este governo fixa o homem na região criando condições para a pessoa ter uma habilidade profissional, ressaltou Cardoso.
O coordenador do 16º CVT da rede da Faetec, Claudio Veiga, conduziu Sérgio Cabral, juntamente com o secretario Alexandre Cardoso e o presidente da Faetec, Celso Pansera, em uma visita às áreas da unidade, apresentando e identificando os laboratórios.
- Interessante a visita a esta unidade, o coordenador me apresentou um laboratório de armadores, eu não imaginava que existisse uma atividade na construção civil com este nome e que estes profissionais são os responsáveis pela estrutura básica da obra, comentou Cabral.
O CVT Itaboraí ocupa um prédio cedido pela prefeitura do município onde funcionou a Faculdade de Educação (FEITA) e agora a Faetec está implantando laboratórios de informática, de construção civil, sala multimídia, salas de aula e uma unidade do serviço Faetec Digital que oferece à comunidade acesso à internet para consulta de serviços, distribuição de currículos entre outros atendimentos on line, tudo gratuitamente e com a orientação de monitores.
As inscrições para os cursos de ladrilheiro, bombeiro hidráulico, eletricista, carpinteiro de forno, armador, apontador de obras, informática, informática básica profissional, montagem e manutenção de computadores, rede de cabeamento, inglês e espanhol já foram encerradas e, de acordo com o coordenador da unidade, a procura foi muito maior do que se esperava.
- Tivemos 3.200 pessoas inscritas para as 634 vagas abertas, enfatizou Claudio Veiga.
O sorteio para identificação dos contemplados acontecerá amanhã (4/12). E, a matrícula será no período de 7 a 16 de dezembro. As aulas começarão em fevereiro de 2010.
A presença de moradores com camisetas que agradeciam a chegada do CVT e solicitavam uma universidade pública no município, estimulou o governador que se comprometeu a conversar com o reitor da Uerj para analisarem as condições necessárias para a instalação de uma unidade avançada na região.
Participaram também da inauguração o prefeito de Itaboraí, Sergio Soares, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, a presidente do Ipem-RJ, Soraya Santos e o deputado estadual Rodrigo Neves, entre outros.


Governador visita o Laboratório do curso de Armador

Claudio Veiga (camisa branca) coordenador do CVT Itaboraí e equipe no laboratório
de montagem e manutenção de computadores

Sergio Cabral e Celso Pansera recebem homenagens da equipe do CVT

Escolas de Artes Técnicas abrirão inscrições na próxima segunda-feira

Escolas de Artes Técnicas abrirão inscrições na próxima segunda-feira PDF Imprimir E-mail
São 1.000 vagas nos cursos de formação inicial que capacitam profissionais para os bastidores do teatro, de espetáculos musicais e para atuação na produção do carnaval. Nas duas unidades haverá aulas pela manhã ou a tarde, com 25 vagas para cada turma nas especializações de administração teatral, camareira teatral, contrarregra e direção de cena, costura cênica, fantasia de carnaval, maquiagem e caracterização e, produção executiva.
Além destes, a Escola de Artes Técnicas (EAT) Luiz Carlos Ripper, na Mangueira, que terá um total de 600 vagas, contará com turmas de carpintaria teatral, eletricista cênico, laminação, serralheria artística e operação de luz (este exclusivo para quem já tiver feito o de eletricista cênico).
A EAT Paulo Falcão, em Nova Iguaçu, terá ainda vagas para Chapelaria, que será aberto para os alunos que tiverem concluído o curso de costura cênica.
Os interessados devem ter mais de 16 anos e comparecer à unidade na qual pretende estudar, com duas fotos 3x4 recentes e cópias da carteira de identidade e de um comprovante de residência.
Na Mangueira a EAT fica na rua Visconde Niterói, 1.364 e o telefone para informações é 2334-1756.
Em Nova Iguaçu, o endereço da EAT Paulo Falcão é rua Paulo Froes de Machado, 38, no Centro. O telefone para contato é o 2797-4830.
As Escolas de Artes Técnicas fazem parte da rede da Fundação de Apoio a Escola Técnica, órgão do governo do estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Governador entrega o 17° CVT do Estado em São Gonçalo

Governador entrega o 17° CVT do Estado em São Gonçalo PDF Imprimir E-mail
O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, entregaram, na  quinta-feira (3/12), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Gonçalo, na Região Metropolitana. A 17ª unidade de ensino técnico-profissionalizante está voltada à qualificação nas áreas da indústria naval e da pesca, atividades com forte demanda de mão de obra especializada na região.
De acordo com o governador, o Rio tem sido líder na geração de empregos no Brasil em razão da agenda econômica de investimentos públicos e privados, que exige mão de obra qualificada. O modelo de ensino profissionalizante, em sua opinião, estava equivocado no país, e esse formato de CVT, que até 2010 terá 40 unidades, foi adaptado à realidade fluminense.
- Esse modelo de Centro Vocacional é o correto porque forma o profissional. Está preocupado em dar ao mercado de trabalho e ao estudante as garantias técnicas de que ele sairá profissional naquele assunto. No caso da pesca, por exemplo, o Rio de Janeiro tem a terceira maior geração de mão de obra do setor no país e é o terceiro maior produtor de pescado do Brasil. Logo, qualificar e preparar essa mão de obra é fundamental também para o desenvolvimento do estado – salientou Cabral.
No CVT de São Gonçalo, as inscrições para as primeiras turmas ainda estão abertas e vão até o dia 10 deste mês. O início das atividades está marcado para fevereiro de 2010. A unidade foi implantada com um investimento de R$ 1,39 milhão e tem 850 metros quadrados de áera. São oferecidas 780 vagas/ano nos cursos de construção, manutenção e reparo de embarcações pesqueiras; carpintaria de embarcações pesqueiras; instalação mecânica de motores marítimos; manutenção mecânica de motores marítimos; pintura de embarcações pesqueiras; confecção e reparo de artefatos de pesca; manipulação e conservação de pescado; auxiliar de cozinha, pâtisserie e massa salgada.
- As escolas são implantadas de acordo com o potencial de cada região definida para abrigar uma unidade. Isso aumenta a chance de empregabilidade do aluno. Hoje, a grande demanda por mão de obra está no ensino profissionalizante – destacou o secretário Alexandre Cardoso.
Participaram também da inauguração o presidente da Fundação de Apoio a Escola Técnica, Celso Pansera, o secretário de Agricultura, Christino Áureo e a deputada estadual Graça Matos, entre outros.
 Por Rafael Masgrau
Assessoria de Comunicação do Palácio
Fotos: Jorge Marinho e Carlos Magno

PENSAMENTO DO DIA Benjamim Franklin


                                              PENSAMENTO DO DIA Benjamim Franklin
Benjamim Franklin, além de seu papel histórico na revolução americana, também teve muita influência nos negócios, na política, na literatura e na ciência do século XVIII.
Na sua autobiografia escrita em 1790, ele listou 13 qualidades que nortearam sua vida:
1. Temperança. Não coma até ficar apático. Não beba para ficar ébrio.
2. Silêncio. Fale somente o que possa beneficiar os outros e você mesmo. Evite conversas frívolas.
3. Ordem. Ponha todas as coisas em seus lugares. Cuide de seus afazeres em seu devido momento.
4. Resolução. Decida fazer o que precisa fazer. Desempenhe com competência o que decidiu fazer.
5. Frugalidade. Não gaste senão para fazer o bem aos outros e a você mesmo;vale dizer, não desperdice nada.
6. Diligência. Não perca tempo. Esteja sempre envolvido em coisas úteis. Elimine todas as ações desnecessárias.
7. Sinceridade. Não use artifícios maldosos. Pense com justiça e inocência; quando falar, fale coerentemente.
8. Justiça. Não faça mal a ninguém nem recuse favores que são de sua obrigação.
9. Moderação. Evite extremos. Abstenha-se de ressentir tanto quanto junga merecerem as ofensas recebidas.
10. Asseio. Não tolere falta de asseio do corpo, das roupas e da casa.
11. Tranquilidade. Não se deixe perturbar por bagatelas nem por acidentes comuns e inevitáveis.
12. Castidade. Pratique o ato sexual visando somente à saúde e à procriação, nunca à apatia e à fraqueza, e não deixe ofender a si próprio e prejudicar sua paz e reputação ou a de qualquer outro.
13. Humildade. Imite Jesus e Sócrates.

Franklin advogava também o uso de uma "pergunta matutina"(Que bem eu farei hoje?) e de uma "pergunta vespertina"(Que bem eu fiz hoje?). são grandes.
Um estado de espírito positivo não é bom só para você : é saudável também para todas as pessoas com quem você entra em contato - ele literalmente modifica o mundo ao seu redor. Por mais difícil que possa parecer, procure reduzir sua negatividade e aumentar seus momentos positivos.
Executar ações "saudáveis" por oposição a ações "nocivas" não é uma questão moral ou religiosa, mas a diferença prática entre a felicidade e a infelicidade.





A MENTE É CAPAZ DE TUDO Adicionado por: Maria Helena

A MENTE É CAPAZ DE TUDO
Podemos aprender a controlar a mente e optar por sermos felizes “por dentro”, com um coração sorridente, a despeito daquilo que se passa conosco “por fora”.
Doentes ou com saúde, quando damos ajuda ou afeição a outrem sentimos ternura e paz dentro de nós.
Aprendemos que, ao dar afeto, também o recebemos, ao mesmo tempo. Assim como esquecer o passado e perdoar a todos e a tudo nos ajuda a ficarmos livres do medo.
Temos que lembrar que somos amor. Por isso, deixemos que o amor se expanda e nos amemos a nós mesmos e a todos.
Quando amamos e nos sentimos de fato ligados a todos, a tudo e a Deus, então nos sentiremos felizes e seguros, internamente.
Quando depositarmos verdadeira Fé na idéia de que estamos permanentemente ligados uns aos outros pelo amor, decerto que veremos um arco-íris do lado de lá de qualquer nuvem escura.
Extraido do liv ro: There Is a Rainbow Behind Every Dark Cloud (Há um Arco-Iris atrás de Cada Nuvem Escura), Jerry Jampolsky.




 
Estes testos foram retirado do GRUPO EZEQUIEL grupo de apoio a pacientes com câncer

http://www.grupoezequiel.org/